Sinusite
O QUE É SINUSITE
A sinusite é a inflamação dos seios da face, como o seio maxilar, frontal e etmóide. A sinusite alérgica costuma acompanhar o quadro de rinite e asma.
SINTOMAS DA SINUSITE
Tosse noturna
Frequentemente os pacientes iniciam com uma simples sinusite alérgica. O acúmulo de secreções e muco induz secundariamente à infecção bacteriana dessas cavidades com outros sintomas, como a tosse noturna e secreção purulenta pós nasal.
Crianças com tosse noturna são muitas vezes portadoras de sinusite. A característica é a tosse após meia hora ou pouco mais do início do sono, sendo decorrente da descida da secreção dos seios da face que escorre para dentro dos brônquios. A tosse é iniciada, procurando expulsar a secreção inadequada.
A criança, quando acordada, engole o catarro e, durante o sono, perde o reflexo da deglutição, aspirando as secreções, o que leva à tosse insistente. Os pais devem saber que tosse noturna em criança pode ser decorrente de sinusite.
Dor de cabeça
A sinusite nem sempre causa dor de cabeça como pensa a maioria das pessoas!
DIAGNÓSTICO DA SINUSITE
Além da tomografia dos seios da face, testes para identificar alergias devem ser realizados, tanto em adultos como em crianças com sinusite, pois muitas vezes o quadro inicial é alérgico, passando depois a ser infeccioso.
TRATAMENTO DA SINUSITE
O tratamento da sinusite costuma ser com antibióticos, corticosteróides, anti-histamínicos, controle do ambiente e, muitas vezes, com vacinas.
Pacientes com sinusites de repetição podem ter defeitos na produção de anticorpos, devendo ser avaliados com dosagens das imunoglobulinas, afastando a possibilidade de uma imunodeficiência primária.