Síndrome Latex & Fruta

O QUE É SÍNDROME LATEX & FRUTAS

Reações alérgicas ao látex da borracha e a algumas frutas.

A agente dessa alergia é a proteína Hevea brasiliensis, existente na borracha e liberada durante sua extração. É uma proteína de defesa da árvore da borracha e que sensibiliza algumas pessoas, que ficam alérgicas e, por reação cruzada, reagem com diversas proteínas existentes em certas frutas. Logo, quem tem alergia ao látex da borracha, pode ter uma reação comendo uma fruta como a banana. É como se fosse uma reação da natureza contra a retirada do látex das árvores.

Essa doença apareceu após o início do uso extensivo de luvas de baixa qualidade. O produto que causa alergia fica entre o talco da luva e é aspirado pela pessoa causando a sintomatologia.

Alguns hospitais já contam com salas de cirurgia “látex free”, onde são operados pacientes que tem alergia ao látex. Nessas salas está proibido o uso de qualquer instrumento ou ampola de remédio que contenha borracha de látex.

SINTOMAS DA SÍNDROME LATEX & FRUTAS

Os sintomas são muito parecidos, tanto pela exposição às frutas como ao latex, e podem se manifestar isolados ou combinados:

CAUSAS DA SÍNDROME LATEX & FRUTAS

Exposição a determinadas frutas e ao latex, em suas variadas apresentações.

Latex

  • Luvas;
  • Borrachas;
  • Balões de aniversário;
  • Preservativo (camisinha);
  • Bicos de mamadeiras;
  • Bicos (chupetas);
  • Qualquer outro material feito de borracha, derivado do latex.

Frutas

 

Alta: banana, abacate, castanha, kiwi.

Moderada: maçã, cenoura, aipo, mamão papaia, batata, tomate, melão.

Baixa: pêssego, pera, manga, pimenta; centeio, ameixa, trigo; cereja, girassol, abacaxi, soja; frutas cítricas, coco, figo, uva, orégano, nectarina.