Urticárias e angioedemas

O QUE SÃO URTICÁRIAS E ANGIOEDEMAS

Urticárias são lesões em placas vermelhas, pruriginosas e demarcadas com margens elevadas (edema). Angioedemas são processos semelhantes, mas que acontecem na derme profunda, causando edema nas partes moles, como os lábios e olhos.

 

URTICÁRIAS

Urticária Aguda

Quadro clássico de alergia a medicamentos, alimentos, picadas de insetos, alergia ao látex da borracha, entre outros. Desenvolve-se rapidamente, tendo um curso limitado, após o tratamento e exclusão do agente etiológico. Muitas vezes, a urticária e o angioedema acompanham quadros de anafilaxia.

Urticária Crônica

Quadro arrastado e que permanece durante meses ou anos, podendo estar associada com alergia ou com ansiedade. Existem quadros de urticária chamados de dermografismo, quando acontece o edema, prurido e vermelhidão após a pressão sobre a pele, podendo-se escrever na pele com um simples instrumento como uma chave. Quanto mais coçam, pior fica. Pacientes com dermografismo podem ter reações após o banho pela simples pressão na pele pela água do chuveiro. Existem urticárias pelo frio, pelo calor e por ansiedade. As ocasionadas pelo frio podem ser diagnosticadas pelo teste do “cubo de gelo”, quando causamos a alergia após encostar por 3 minutos um cubo de gelo na pele.

ANGIOEDEMAS

Angioedema alérgico

Acontece quase sempre associado à urticária. As causas costumam ser as mesmas da urticária, lembrando sempre que a reação a medicamentos como a penicilina, anti-inflamatórios e analgésicos podem ocasionar essa manifestação.

Angioedema hereditário

Existem casos de angioedema ocasionados por defeitos genéticos em enzima do sistema do complemento sérico. A falta dela ocasiona edemas importantes em partes moles e extremidades, não melhorando com anti-alérgicos. O diagnóstico deve ser feito por exames de laboratório e o tratamento diário com o Danazol. Recentemente, foram introduzidas medicações que agem na crise: Berinet e o Firazyr (Icatibanto).