Investigação de paternidade após a exumação do possível pai

Autores

Jobim L.F.; Fernandes, L.; Brandelli, K.; Gamio, F.; Jobim M.R. In: Jobim, L.F. Identificação Humana. Porto Alegre : Sagra Luzzato, 1999. 392 p. (Tratado de Perícias Criminalistas.)

Resumo

O presente caso refere-se à perícia em investigação de paternidade pelo DNA, sendo que o possível pai tinha falecido há 12 anos.
O fêmur do possível pai foi recebido para análise pela metodologia de STRs (short tanden repeats), além de amostras de sangue da possível filha e de sua mãe. A extração do DNA aconteceu pelo método de “salting out”, realizada após termos fina poeira de osso decorrente de tratamento em moinho eletro-mecânico com nitrogênio líquido.
Após a amplificação do DNA pela PCR, detectamos os alelos dos participantes por intermédio do sequenciador de DNA Alpha Express (Pharmacia).

Locos de STRs utilizados

Resultado

Observamos que a filha apresenta alelos de DNA de origem materna (M), sendo que os demais são obrigatoriamente de origem paterna (P). O possível pai apresentou esses últimos alelos em todos os estudos realizados, não existindo nenhum alelo de exclusão. O estudo com a amelogenina demonstrou que o osso exumado era de origem masculina.

Conclusão

O possível pai não é excluído da paternidade da autora. O índice de paternidade foi de 12196 e a probabilidade de paternidade de 99,991%.

Share