Exclusão de suspeito de estupro de mulher alienada mental pelo estudo de microsatélites do DNA (STRs) em vilosidades coriônicas e líquido amniótico

Autores

Jobim L.F.; Fernandes, L.; Brandelli, K.; Gamio, F.; Jobim M.R. In: Jobim, L.F. Identificação Humana. Porto Alegre : Sagra Luzzato, 1999. 392 p. (Tratado de Perícias Criminalistas.)

Introdução

A vítima de estupro encontrava-se no segundo trimestre de gestação, tendo sido realizada a amniocentese e biópsia de vilosidades coriônicas (material de origem fetal) para investigar a paternidade. O suspeito foi preso, existindo evidências de que fosse responsável por diversos outros casos de estupro na região. O teste de investigação de paternidade foi realizado com o material fetal, sangue da vítima e do acusado.

Material e Métodos

O DNA das células fetais do líquido amniótico, assim como das amostras de sangue foi extraído pelo método de “salting out”. O DNA das vilosidades coriônicas foi extraído com o “kit Quiamp tissue”. Posteriormente diversos locos de microsatélites do DNA (Short Tandem Repeats STRs) foram amplificados pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) em termociclador Perkin Elmer 2400. A caracterização dos alelos amplificados aconteceu pela análise de fragmentos, utilizando-se um sequenciador automático de DNA (Alpha Express, Pharmacia, Suécia). Os seguintes locos de DNA foram analisados: D1S1656, D8S639, D20S156, D3S1545, THO1, Fes, Folp, Fibra e Amelogenina.

Resultado e Conclusão

Foi observado que o feto apresenta alelos em comum com sua mãe, sendo que os demais são de origem paterna. O suspeito não apresentou os alelos de origem paterna existentes no feto em todos os locos de microsatélites utilizados, excetuando-se o Folp e D20S156, sendo portanto excluído da paternidade. Pela análise do loco amelogenina detectamos que o feto é do sexo masculino.

Tabela de Resultados – DNA Microsatélites (short tanden repeats – STRs)

Share