Perfil

Competência técnica há mais de 30 anos

Com mais de 60.000 identificações humanas realizadas, a Clínica DNA Reference foi pioneira na análise do DNA, inicialmente com seu Laboratório DNA Reference e atualmente com a participação do Laboratório do Serviço de Imunologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

A Clínica DNA Reference atua na área da Genética Forense, atendendo os pacientes, dando pareceres e oferecendo consultoria para os exames realizados no Serviço de Imunologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O HCPA realiza e cobra pelos testes de DNA e a equipe da Clínica DNA Reference analisa matematicamente os resultados e escreve o laudo pericial.

Os profissionais da Clínica Reference estão em constante aperfeiçoamento para garantir a qualidade dentro dos padrões internacionais, junto com a equipe do HCPA.

Testes de Paternidade: testes típicos de DNA; testes com suposto pai falecido; perícias de DNA com fio de cabelo; testes de DNA com escova de dentes; testes de DNA com os avós.

Genética Forense: perícias de DNA em casos de crime; testes de DNA após exumação.

Confiabilidade Técnica em Exames de DNA

Na hora de escolher um laboratório para testes de DNA, identificação humana e genética forense, é essencial levar em consideração, entre outros fatores, seu padrão de qualidade. Todos os exames da área da saúde requerem elevados níveis de qualificação técnica, tanto nos equipamentos, como nos métodos e equipe. Exames envolvendo DNA são ainda mais sensíveis por se tratar de assunto muito sério, já que resultados equivocados podem ter grande impacto na vida dos envolvidos.

Certificação de Qualidade para Identificação Humana

O Laboratório DNA Reference foi a primeira organização brasileira a receber o Certificado de Qualidade de duas instituições internacionalmente reconhecidas. Atualmente, o HCPA é que participa dos controles de qualidade internacionais.

International Society for Forensic Genetics (ISFG – GHEP)

Recebemos a certificação de qualidade para identificação humana através do Grupo de Línguas Espanhola e Portuguesa da International Society for Forensic Genetics (GHEP-ISFG).

 

A Sociedade Internacional de Genética Forense (ISFG) desenvolve exercícios de controle de qualidade, aferindo a competência técnica dos laboratórios e instituições que realizam exames de identificação humana. Os exercícios abrangem casos hipotéticos, onde laboratórios de todo o mundo recebem amostras de material para análise. O Serviço de Imunologia do HCPA participa dos exercícios com excelente resultado, em total sintonia com os padrões internacionais de qualidade.

Diretores da Clínica DNA Reference

Nossos diretores são peritos experientes em identificação humana, genética forense, testes de DNA e pareceres de DNA, além de terem conquistado o título acadêmico de doutorado em suas áreas de atuação.

Luiz Fernando Jobim

Doutor em Medicina, Luiz Fernando Jobim se especializou em Alergia e Imunologia, Imunogenética e Biologia Molecular. Realizou Pós-Graduação na University of Texas (EUA) e University of Oxford (Inglaterra), com ênfase em transplantes e genética forense. Em seu currículo destacam-se uma centena de publicações, 15 prêmios de pesquisa e 6 livros publicados. Atualmente é professor de Medicina Interna na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fundador da Clínica DNA Reference, o Professor Jobim está atualmente desenvolvendo projetos na UFRGS e, durante este período, a Dra. Maria Regina Jobim está administrando a área de Investigação de Paternidade.

Maria Regina Jobim

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS, Dra. Maria Regina Jobim se especializou na Universidade de Oxford (Inglaterra) e na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), onde buscou os métodos de extração de DNA de ossos. Além da vivência prática em investigação de paternidade há mais de 20 anos, também tem dezenas de publicações científicas e participações em congressos.

Está, com sua equipe, à frente do serviço de Pareceres da Clínica DNA Reference.