Identificação de paternidade pela análise de músculo de feto (formolizado) e cabelos do possível pai

Autores

Jobim L.F.; Fernandes, L.; Brandelli, K.; Gamio, F.; Jobim M.R. In: Jobim, L.F. Identificação Humana. Porto Alegre : Sagra Luzzato, 1999. 392 p. (Tratado de Perícias Criminalistas.)

Introdução

Uma senhora grávida de 5 meses induziu o aborto criminosamente. Após, telefonou para outra senhora e disse que o pai de seu filho era o marido da outra. Uma polêmica aconteceu no hospital em que estava internada, sendo que as duas mulheres resolveram identificar o pai biológico do feto pela análise do DNA.

Material e Métodos

Recebemos as amostras de músculo do feto, já formolizado pelo Departamento de Patologia do Hospital, assim como alguns cabelos do possível pai. Extraímos o DNA do tecido com Quiagem Tissue e as sobrancelhas com NaOH, amplificamos STRs e analisamos os fragmentos pelo Alpha Express (Pharmacia). Os seguintes STRs foram estudados: Amelogenina, VWA31, D12S391, D3S1545, D7S1517, D1S1656, D8S639, Folp, Fes, CD4, TH01, e D20S156.

Resultado

Observamos alelos em comum entre o DNA do feto e do possível pai em todos os locos analisados. O índice de paternidade foi de 7402 e a probabilidade de paternidade de 99,98%. A análise do loco Amelogenina demonstrou que o feto era do sexo feminino.

Tabela de Resultados – DNA Microsatélites (short tanden repeats – STRs)

Share