Identificação de crânio encontrado na beira de um rio pela análise do DNA extraído da polpa dentária

Autores

Jobim L.F.; Fernandes, L.; Brandelli, K.; Gamio, F.; Jobim M.R. In: Jobim, L.F. Identificação Humana. Porto Alegre : Sagra Luzzato, 1999. 392 p. (Tratado de Perícias Criminalistas.)

Introdução

Um jovem desapareceu de sua casa em 1997. A família procurou-o exaustivamente, pensando sempre que pudesse ter acontecido o pior. Meses após, encontraram um crânio queimado na beira de um rio, tendo sido encaminhado para perícia em nosso laboratório.

Material e Métodos

Extraímos o DNA da polpa dentária dos dentes retirados do crânio para comparação com o DNA da mãe e do pai do desaparecido. O metódo utilizado foi o “salting out”. A seguir o DNA foi amplificado com “primers” marcados com CY5 pela reação em cadeia da polimerase (PCR). Os “primers” foram específicos para os locos de STRs (short tanden repeats): D7S1517, D3S1545, Fes, Folp, CD4, D20S156, D12S391, VWA31, THO1. O sexo da vítima foi confirmado pelo teste da amelogenina. A identificação dos fragmentos amplificados aconteceu pela utilização do sequenciador Alpha Express (Pharmacia, Suécia). A estatística realizada utilizou o banco de dados da população brasileira, organizado pelo nosso laboratório e o programna DNA View.

Resultado e Conclusão

Todos os testes realizados demonstraram alelos de DNA em comum entre a mãe e seu suposto filho, sendo que os demais alelos existentes no DNA da vítima estavam representados no possível pai. A probabilidade de paternidade para o caso foi de 99,97%, demonstrando que o crânio encontrado pertencia com quase toda certeza ao filho do casal.

Share