Alergia à picada de insetos

O prurigo estrófulo é um quadro comum na infância que surge em decorrência de uma reação alérgica à picada de insetos, como mosquitos e pulgas.

É frequente o seu aparecimento após frequentar locais onde existam mosquitos ou após o contato com animais como cães e gatos.

A doença tem como característica o surgimento na pele de pequenas lesões elevadas avermelhadas e vesículas (pequenas bolhas) principalmente nas áreas expostas a picadas de insetos, como as pernas e os braços, mas que podem se espalhar pelo corpo, sempre acompanhadas de coceira intensa, deixando marcas.

As lesões permanecem por vários dias e é comum o aparecimento de novas lesões mesmo sem a ocorrência de novas picadas.

Devido ao ato de coçar, as vesículas se rompen deixando feridas. Pode ocorrer infecção bacteriana secundária à coçadura, com surgimento de secreção com pus nas lesões.

O tronco é acometido principalmente quando os agentes são “andadores” como as pulgas. A presença de lesões em grupos de 2 ou 3, com disposição linear e próximas uma das outras e com um ponto central (mordida) podem ser facilmente identificadas em mordidas recentes.

MEDIDAS DE CONTROLE DE AMBIENTE

  • As roupas podem ser uma barreira física: usar mangas longas e calças compridas em locais de maior exposição aos insetos.
  • Nas janelas e portas das casas podem ser colocadas telas que impeçam a entrada dos insetos. A utilização de mosquiteiros nas camas para evitar os insetos é bastante eficaz. Além disso, pode-se optar pela aplicação de Permetrina no mosquiteiro aumentando a sua eficácia.
  • Nos períodos do nascer e do por do sol as janelas devem ficar fechadas.
  • Ambientes climatizados com ar condicionado são uma forma eficaz de afastar os mosquitos do recinto.
  • A dedetização por empresa especializada é recomendada. O uso de repelentes elétricos é benéfico.
  • Realizar limpeza da casa e, se possível, de lotes ou casas próximas, além da retirada do lixo e entulhos que possam acumular água parada que servem como local de criação de novos insetos voadores. Os animais de estimação devem ser tratados para eliminar pulgas.
  • Os repelentes tópicos infantis podem ser usados nas áreas expostas, não devendo ser utilizados durante o sono ou por períodos prolongados.

No caso de lesões poucas:

1. Loratadina xarope ou claritin.

2. Corticóide tópico: Betnovate pomada 2x/dia por 7 dias.

No caso de reações intensas:

1. Celestamine xarope

2. Corticóide tópico: betnovate